quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Manual de higiene do bebê

 



Banho sem drama

Esse momento sempre deixa os pais de primeira viagem apreensivos e cheios de dúvidas quanto à quantidade de banhos diária, os produtos de higiene ideais, dentre outras questões. Não há motivo para tamanha insegurança. Basta ficar atento a algumas orientações básicas. Um banho por dia é pra lá de suficiente. Mais do que isso, é puro exagero e pode deixar a pele da criança suscetível a ressecamento e irritações. "Antes de mais nada, teste a temperatura da água com o dorso da mão para evitar queimaduras", ensina o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que o aquecimento excessivo também resseca a pele. Outra dica é não aplicar diretamente o sabonete, que pode ser líquido ou em barra. Passe-o em suas mãos e deslize-as sobre o corpo do pequeno. Isso evita o uso abusivo do produto, reduzindo o risco de uma irritação. O banho não deve durar muito tempo, só o suficiente para higienizar o corpo e o cabelo da criança. Leia, a seguir, as recomendações sobre como escolher o sabonete e o xampu adequados.

Sabonete ideal

O produto deve ser o mais neutro possível, pois o pH próximo ao da pele ajuda a evitar ressecamento e irritações. "Procure optar por fórmulas infantis, que são hipoalergênicas e, portanto, menos agressivas à cutis dos pequenos", afirma o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro. Sabonetes de glicerina neutros também são bem-vindos.


Acerte no xampu

A primeira regra é analisar as opções, conferindo no rótulo se o  xampu é neutro e hipoalergênico, ou seja, apresenta baixo potencial alergênico. "Os produtos classificados como infantis são avalizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que é uma garantia de que foram formulados para atender a todas as necessidades e respeitar as restrições dos pequenos", garante a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Eles ainda têm a vantagem de não provocar ardência nos olhos. Por todas essas razões,  são as melhores opções. Passe longe dos xampus muito perfumados ou cheios de conservantes.

Lenços umedecidos

Não há como negar que eles dão uma força e tanto a quem cuida do bebê. Práticos e fáceis de carregar, eles facilitam a limpeza entre uma troca de fralda e outra, especialmente quando você está fora de casa, em um local público. Mas, você deve restringir o uso a essas ocasiões específicas. "Em excesso, o perfume e os ingredientes do produto podem irritar a pele da criança", avisa o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro. No dia a dia, substitua-os por um algodão umedecido com água morna ou lave a região com um pouco de sabonete neutro ou infantil.

Unhas em ordem

Antes e o filhote completar 2 anos de idade, o momento de cortar as unhas é sempre uma tensão para as mães, que se apavoram diante dos dedinhos delicados. Não é para menos. "A unha dos pequenos é mais mole, semelhante a uma pele endurecida", justifica a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. "Por isso, são necessários alguns cuidados para prevenir ferimentos ou inflamações." Antes de tudo, lave bem as mãos - as suas e as da criança - com água morna e sabonete. Use uma tesoura ou um cortador infantil. Fique de olho para não se confundir e ferir a pele. Procure realizar um corte mais reto, sem cutucar os cantos, que tendem a inflamar com facilidade. O ideal, nessa idade, é repetir o procedimento semanalmente para evitar que a criança se arranhe. Já as unhas dos pés podem ser aparadas uma ou duas vezes por mês.
Já os maiorzinhos tiram de letra o momento de cortar as unhas. Após os 2 anos, elas endurecem e ficam mais espessas, o que as torna menos frágeis, facilitando o processo de corte. Não há segredo. Basta usar um cortador ou uma tesoura infantil e apará-las, para que fiquem rentes aos dedos. Evite cutucar os cantos e faça um corte mais reto. Não há regras sobre a frequência com que se deve repetir o processo. Mas vale lembrar que unhas compridas favorecem o acúmulo de sujeira, um prato cheio para as bactérias.

.   


 Fralda seca, bebê limpinho

Fazer a higienização e a troca de maneira adequada ajuda a prevenir diversas doenças causadas por fungos e bactérias que se proliferam na umidade e na presença de fezes e de urina. "O ideal é trocar a fralda cerca de oito vezes ao dia, especialmente quando você notar que a criança fez xixi ou cocô", recomenda o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro. Use um algodão com água morna ou lave a região com sabonete neutro ou infantil. Aplique uma pomada que sirva de barreira entre os dejetos e a pele. Antes de colocar a nova fralda, deixa-a aberta por alguns segundos para ventilar.




Protegido do sol

 Até os seis meses de idade, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação. Assim, a saída é mantê-la bem longe dos raios solares. A única exceção fica por conta dos banhos de Sol para a ativação da vitamina D. "De qualquer maneira, em ambientes ao ar livre, vale lançar mão de acessórios como bonés e camisetas ou, então, escolher um local com sombra", aconselha o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro. Após completar o primeiro semestre de vida, a pele do bebê já está apta a receber protetor solar. "Escolha produtos hipoalergênicos, infantis e com fator de proteção maior ou igual a 20" ensina a pediatra Andréa Makssoudian, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Passe o produto a cada duas horas. "Fique atento se a criança está transpirando ou se permanece muito tempo na água. Nesses casos, repita a aplicação quantas vezes for necessário", recomenda. Na dúvida, é melhor pecar pelo excesso. O produto deve ser espalhado em todas as áreas do corpo que estiverem expostas ao Sol.

 



Fonte: Bebê.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário